Conheça como é Fabricado o Tijolo
1° Fase
Extração da matéria-prima, com escavadeira, o barro (argila) é retirado da várzea. A origem do produto é da própria Gai e de imediações da empresa e região.
Em sua composição, o tijolo possui cerca de 30% de terra e 70% argila.
2° Fase
Transporte armazenamento, os caminhões basculantes “caçamba" são os responsáveis pelo transporte de matéria-prima até a olaria, onde ficam armazenadas até sua utilização.
3° Fase
Caixão alimentador, esse é o maquinário utilizado para a dosagem dos materiais e abastecimento das demais máquinas da linha de produção através de uma correia transportadora, que conduz o barro para a máquina seguinte. É o início da fabricação.
4° Fase
Mistura após passarem pelo caixão alimentador, os componentes são misturados, amassados e molhados em um equipamento denominador “misturador".
5° Fase
Cilindros amassam os pedregulhos e torrões de barro pela segunda vez, a fim de deixar a massa sem impurezas e homogênea.
6° Fase
Maromba e corte do cilindro a massa pronta, passa pela maromba que prensa formando uma só barra, já com os furos do tijolo que está sendo fabricado. Na sequência, é cortado em pedaços idênticos, transformando- a, desta forma, no tijolo.
7° Fase
Forno, após a conclusão da linha de produção, os tijolos são postos em prateleiras para que sequem e, em seguida, em fornos para serem queimados em brasa durante aproximadamente 48 horas.
8° Fase
Finalização, leva cerca de 15 a 20 dias para uma produção de tijolos ficar pronta para distribuição e venda.